Processador Intel Core i5-3470 ainda vale a pena em 2023

A linha de processadores Intel LGA 1155 parece que nunca sai de moda. Ainda em 2023 estes processadores tem se mostrado excelentes opções de custo benefício, principalmente para máquinas de escritório. Neste post veremos que o Processador Intel Core i5-3470 ainda vale a pena em 2023.

Preço

Uma das maiores vantagens do Intel Core i5-3470 é o preço baixo: o preço médio deste processador no Brasil em 2023 é de cerca de R$ 170. Comparativamente a processadores novos com desempenho similar, como o Ryzen 3 2200G, seis anos mais novo, o Core i5-3470 representa uma economia de 70% no valor.

Prós

Além do preço do processador em si, podemos citar mais alguns pontos favoráveis que mostram porque o Processador Intel Core i5-3470 ainda vale a pena em 2023:

Suporta memória DDR3

As memórias DDR3, apesar de também já estarem obsoletas para os padrões atuais, ainda são muito eficientes quando combinadas com um bom processador, como o i5-3470. Estas memórias ainda são capazes de rodar com muita eficiência a maioria dos aplicativos comuns em um escritório ou residência, como planilhas, editores de texto, vídeos, navegadores de internet, e programas de edição como o Photoshop e CorelDraw nas suas versões mais leves. Somado a isso, o preço das memórias DDR3 equivale à metade de uma DDR4, que é o padrão mais popular hoje, já em transição para o DDR5.

Vídeo integrado

O vídeo integrado do processador i5-3470 é uma outra vantagem, já que esta característica dispensa o uso de placas de vídeo externas. É bom lembrar que o vídeo integrado normalmente não suportar jogos mais pesados, mas roda muito bem as aplicações básicas de escritório e home office. A GPU nativa do Intel Core i5-3470 é HD Intel 2500.

Roda Jogos

Ainda em 2023 o processador i5-3470 está equipando muitas máquinas destinadas ao público “Gamer”. É claro que são máquinas de entrada, porém quando associado a uma boa construção, com fonte, placa-mãe, memórias, GPU e SSD bem dimensionados, este processador ainda é capaz de surpreender, pois é capaz de rodar World of Tanks, LOL e FIFA 13. Veja AQUI a lista de jogos suportados pela HD Intel 2500.

Placas-mãe novas em abundância

Ao perceberem o enorme potencial da plataforma LGA 1155 de se manter viável ainda por muitos anos, as fábricas chinesas de placas-mãe começaram a reinventar as placas-mãe que suportam estes processadores, inclusive o i5-3470. Apesar de os fabricantes de “marca” como a Asus e Gigabyte terem encerrado sua produção de placas para esta plataforma, é possível encontrar uma grande variedade de versões novas fabricadas na China, com preços acessíveis e boa qualidade. Os chineses inclusive tem incorporado algumas modificações “Frankenstein”, incluindo conectores M2 Sata e NVMe, além de Wi-Fi integrado nas placas. Todos esses recursos tem o potencial de prolongar ainda mais a vida do i5-3470 LGA 1155.

Durabilidade

Os processadores, por si só, são verdadeiros “tanques de guerra” no que se refere à sua construção. Há até quem diga que é mais fácil alguém acertar na loteria duas vezes do que queimar um processador. Essas afirmações tem se mostrado verdadeiras na medida em que se encontram CPUs i5-3470 retiradas de máquinas que foram extremamente castigas, como todos as partes imprestáveis, exceto o processador que, montado em outra plataforma, continua “vivo” e dando muita alegria.

Oferta e estoque

Por ter tido grande aceitação e ter se mostrado muito eficiente, há uma grande quantidade de processadores i5-3470 ainda em circulação. Não é difícil encontar ofertas no Mercado Livre e no AliExpress com preços bem justos, conforme já mostramos acima.

Contras

É claro que uma construção mais antiga do componente também representam uma defasagem tecnológica. Isso quer dizer que o i5-3470 ainda não possui algumas características presentes nos processadores modernos, como maior economia de energia e suporte a memórias DDR4.

TDP alto

O TDP do Core i5-3470 é de 77 Watts. Comparativamente aos processadores atuais, este valor é bem alto, considerando-se que a economia de energia é um fator preponderante quando se planeja a construção e uso de qualquer equipamento. Contudo, é importante observar que ele entrega muita eficiência mesmo comparado a CPUs atuais.

Memória máxima de 32 GB

Esta é uma desvantagem que nem chaga a ser percebida por quem usa o i5-3470 para tarefas do dia a dia. Ainda hoje 32 GB de memória RAM é um valor muito alto, encontrado em poucas máquinas dedicadas. De modo geral, obtém-se excelentes resultados com este processador com 8 GB de RAM, em canal duplo. Se alguém quer garantir eficiência extrema, poderá instalar 16 GB em canal duplo. Isso já é mais do que suficiente e sobra muito.

Conclusão

O Processador Intel Core i5-3470 ainda vale a pena em 2023?

A resposta é SIM, definitivamente. Em suma: para quem precisa de uma máquina com a finalidade de excutar, de forma eficiente, tarefas de escritório e trabalhos no dia a dia, além de rodar alguns jogos muito populares, o Processador Intel Core i5-3470 ainda vale a pena em 2023. E muito.

3 Comentários
Mostrar Todos Mais Útil Classificação Mais Alta Classificação Mais Baixa Adicionar a sua avaliação
  1. […] Core i7-3770 foi projetado para consumo de energia eficiente. Com um TDP (Thermal Design Power) de 77 watts, ele requer menos energia do que outros processadores da época, […]

  2. Valeu pelo posto .
    Será que em notebooks continua sendo um bom processador, ou será que trava muito , quem tem , diz que não está aguentando rodar o windows 11 .

Deixe uma Comentário

Info Expert Maricá
Logo